Você já pensou na forma que está realizando o manejo do idoso mais dependente? Existe uma preocupação da melhor forma de realizar essa transferência? E sua própria postura, você está atento a isso?
Essas e outras questões precisam estar envolvidas durante as manobras de transferências de decúbito e auxílio durante a marcha do idoso, principalmente direcionadas àqueles que estão no convívio diário com essa população, como os cuidadores e familiares.
Além da forma do manejo e da postura adotada, é de extrema importância o conhecimento do processo de envelhecimento e foco na preservação da autonomia e independência dos idosos com maiores prejuízos funcionais e dependências.
Este é um papel de muita relevância para os cuidadores, sejam eles formais (contratados), até mesmo citado na Lei Estadual n° 7332/2016 (que estabelece critérios para o desempenho da atividade de Cuidador no RJ) ou informais (os próprios familiares ou pessoas próximas).
Diante dessas questões mencionadas acima, o curso de manobras facilitadoras no manejo do idoso que realizaremos no próximo dia 10 de agosto visa ajudar familiares e cuidadores no melhor desempenho desse cuidado, ajudando a entender os aspectos da mobilidade e formas de incentivo à preservação das funções físicas dos idosos com maiores prejuízos funcionais e dependências.
O curso será ministrado pelo fisioterapeuta Rubens Guimarães – autor do texto
Informações sobre as inscrições podem ser obtidas em 99660-0117