O que fazer com idosos em tempo de isolamento social?

A equipe Geriatre está preparando alguns materiais que ajudarão os familiares a lidarem com essa situação, tornando a convivência em casa em momentos prazerosos. Hoje começaremos com atividades voltadas para idosos acometidos por síndrome demencial.

Guia de estímulo para idosos

Semana 1

  1. Solicitar ao idoso que após ter visto uma novela ou de ter assistido a uma notícia que relate para o familiar o que foi que aconteceu naquela determinada cena, além de trabalhar a memória visual de curto prazo, o idoso irá trabalhar sua atenção, fazendo o discurso do que ficou registrado.
  2. Relembrar nomes de artistas ou celebridades históricas também é uma ótima forma de trabalhar a memória, converse com o idoso sobre pessoas importantes na história e o que ela representou.

Semana 2

  1. Algumas atividades além de trabalhar a atenção também podem ser feitas pelo idoso sozinho, como jogo dos setes erros e caça-palavras.

2. Organizar os itens da casa que estão fora do lugar também pode ser uma atividade de estímulo bastante interessante para o idoso realizar, além de estar em movimento ele irá verificar em que lugar da casa aquele item pertence e assim o arrumá-lo conforme a necessidade. Peça ao idoso para guardar objetos como potes de plásticos, roupas de cama, peças do vestuário material de higiene e assim por diante

Semana 3

  1. Ao realizar seu pedido para o hortifrúti ou supermercado solicite ao idoso que lhe ajude a fazer a lista de compras, pedindo para que ele veja quais os itens estão faltando e o diga para que você vá anotando. Ao mesmo tempo que ele vai fazendo o reconhecimento visual dos itens que estão faltando vai acessando sua memória para dizer os nomes dos itens;
  2. Outra atividade bastante interessante para fazer com o idoso é pegar os álbuns de fotos da família e de sua juventude e relembrar fatos e histórias do passado. Além de ser uma atividade bastante agradável que reúne a família, o idoso ainda vai ter a possibilidade de relembrar e contar suas histórias para netos e filhos.

Semana 4

  1. Planejar o cardápio do dia com o idoso é uma atividade bastante interessante, facilita a sociabilização, o planejamento e estratégia para montar o cardápio.
  2. Se o idoso tiver dificuldade de guardar datas, pode-se utilizar como orientação temporal o recurso do calendário. Este deverá ser grande e está exposto na parede para que possa facilitar a visualização. Sempre com alguém o lembrando de ir ao calendário verificar a data. Pela manhã, o idoso deve ir ao calendário e fazer um círculo na data atual e a noite ele voltará ao calendário e fará um X na data que está se encerrando.

Quer saber mais sobre esse tema?

Entre em contato ou envie mensagem para 99660-0117. Será uma satisfação conversar com você

Créditos da postagem Dra. Liliane Rapozo – Neuropsicóloga da equipe Geriatre