“Ano passado eu morri, mas esse ano eu não morro”

A Organização Mundial de Saúde alerta que o Brasil é o país com o maior número de pessoas ansiosas do mundo e o segundo em pessoas depressivas. No entanto, grande parte não busca tratamento. A psicóloga clínica Roberta Castelo Branco ressalta que, infelizmente, ainda existem tabus quando o assunto é saúde mental. (Leia a matéria na íntegra clicando no link ao final do texto).

Pensando em chamar a atenção para o tema, em 2014, o psicólogo mineiro Leonardo Abrahão da cidade de Uberlândia (MG) criou a campanha no sentido de convidar a todos para uma reflexão sobre as suas vidas. Um momento para repensarem a qualidade de seus relacionamentos e sobre o real sentido de suas vidas. Não sendo por acaso o primeiro mês do ano, o momento propício para isso.

Geralmente, o último dia do ano é destinado aos projetos. Desta forma, muitos iniciam o ano com muitas expectativas de realização de seus projetos. Janeiro Branco foca nas reflexões sobre o que queremos para a nossa vida. Aquele momento de olhar para dentro de nós e entrarmos em contato com o que somos e como lidamos com as nossas emoções. Nada mais é do que um convite para iniciar um novo ano com saúde emocional.

Podemos dizer que 8ª edição da campanha vem no momento muito especial. Não é por acaso que o lema é “Todo cuidado conta”. O ano de 2020 foi diferente de tudo que já havíamos visto ou vivido. Foi um ano pesado. Permeado de incertezas. Nos deparamos com muitas novidades. Junto à velocidade da ciência, nos deparamos com o negacionismo, com a falta de empatia e até com a falta de respeito com o outro.

Não obstante o descaso de muitos, grande parte do mundo passou o ano de 2020 distante de seus entes queridos, de abraços, de confraternizações, de passeios, de alegrias. Sem contar aqueles que perderem pessoas amadas para o inimigo invisível.

Sem dúvida, a saúde mental nunca precisou tanto de atenção quanto nesse momento.

Cuidemos de nossa saúde mental. E… parafraseando Belchior lembremo-nos: “Ano passado eu morri, mas esse ano eu não morro”

Leiam duas matérias importantes nos links abaixo

https://agenciabrasil.ebc.com.br/saude/noticia/2021-01/janeiro-branco-alerta-para-importancia-de-cuidados-com-saude-mental

https://www.correiobraziliense.com.br/cidades-df/2021/01/4899201-janeiro-branco-e-hora-de-cuidar-da-saude-mental-da-populacao.html

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *