A campanha fevereiro roxo chama a atenção para três doenças crônicas cuja cura ainda é desconhecida para a medicina: a doença de Alzheimer, a fibromialgia, e o lúpus. Uma data criada em 2014 – Uberlândia- MG com o lema: “se não houver cura, que ao menos haja conforto, para despertar a conscientização sobre a melhor forma de lidar com essas doenças crônicas.
O objetivo é dar visibilidade às doenças e a seus sintomas, para incentivar aqueles que suspeitam de algum problema a procurem por um diagnóstico o mais rápido possível.
A partir do diagnóstico precoce é possível destinar importantes orientações tanto para o indivíduo acometido pelo problema quanto para a família.
Abaixo algumas informações sobre as patologias que acometem um número significativos de indivíduos, sobretudo os idosos.
Doença de Alzheimer
A doença de Alzheimer afeta as células do cérebro o que leva a interrupção das atividades desenvolvida pela área afetada, causando alterações no funcionamento físico, emocional e cognitivo do indivíduo acometido pela doença.
Nos estágios iniciais podem ser observadas alterações sutis na memória, no processo de aprendizagem (pequenos esquecimentos e dificuldade em aprender algo novo), no pensamento e no planejamento (dificuldade em responder a perguntas e organizar sua rotina diária)
Nos estágios mais avançados as dificuldades ficam mais evidentes, causando confusão mental, desorientação e incapacidade de realizar atividades laborais e funcionais.
Com o agravamento da doença os pacientes ainda podem ter alterações de humor e de comportamento, como irritabilidade, agressividade, alterações de personalidade e depressão.
O diagnóstico da doença de Alzheimer é realizado através de analise clínica, funcional e bioquímica, de exames neuropsicológicos, de exames laboratoriais, e de exames de imagem.
Os primeiros sintomas, muitas vezes, são percebidos com pequenos esquecimentos, desorientação e declínio funcional.
Apesar de ser uma doença irreversível até o momento. O diagnóstico precoce é fundamental para postergar a perda da capacidade funcional, para orientar a família quanto ao prognóstico e para planejar as tomadas de decisões futuras.
Acesse o link abaixo para maiores informações sobre doença de Alzheimer
https://www.alz.org/br/demencia-alzheimer-brasil.asp
Fibromialgia
A fibromialgia é uma síndrome que se manifesta no corpo todo causando dores focais ou generalizadas, resultando em graves consequências físicas e emocionais.
Indivíduos com Fibromialgia relatam insônia, irritabilidade, cansaço excessivo e sintomas depressivos.
O diagnóstico é clínico, geralmente realizado por um Reumatologista.
Os sintomas principais são: Dores no corpo todo por mais de três meses e presença de pontos dolorosos na musculatura.
Com a qualidade do sono interrompida decorrente das dores intensas o nível de cansaço aumenta, a pessoa acorda muito cansada aumentando assim a fadiga e as dores musculares.
Outro fator importante a ser levado em consideração com pessoas que tenham Fibromialgia são as alterações cognitivas e emocionais relatadas, já que a fibromialgia é uma alteração do sistema nervoso central, causando desgaste físico e emocional. Há relatos de pessoas com perda de memória e atenção e que tenham o diagnóstico.
Estas alterações decorrem do fato da pessoa se sentir incapaz de manter sua vida normalmente. As dores sentidas causam desanimo, facilitando o surgimento de sintomas depressivos e de alterações cognitivas
Acesse o link abaixo para maiores informações sobre fibromialgia
Lúpus Eritematoso Sistêmico – LES
Conforme informações da Sociedade Brasileira de Reumatologia, o lúpus é uma doença inflamatória crônica de origem autoimune, cujos sintomas podem surgir em diversos órgãos de forma lenta e progressiva(meses), ou mais rapidamente(em semanas)
Tais sintomas variam com fases de atividade e de remissão.
Esta patologia se manifesta de duas maneiras: Cutâneo: quando aparecem manchas na pele (geralmente avermelhadas ou eritematosas).
Sistêmico: quando um ou mais órgãos internos são acometidos.
Sintomas Gerais: febre, emagrecimento, perda de apetite, fraqueza e desânimo.
O diagnóstico é concluído pelo médico após o reconhecimento de um ou mais sintomas.
Exames de sangue e de urina são úteis não só para o diagnóstico da doença, mas também são muito importantes para definir se há atividades do LES
Acesse o link abaixo para baixar a cartilha informativa sobre Lúpus