Mulheres que motivam estudar e alcançar objetivos
No mês de março uma especial dedicação às mulheres que nos inspiram. Hoje a postagem é sobre três mulheres incríveis que nos motivam a estudar. Mulheres de grande valor que já ultrapassaram a marca dos 60 anos.
Margareth Dalcolmo
Pneumologista e pesquisadora da Fundação Oswaldo Cruz. Uma das pioneiras na luta contra o tabagismo no país. Tem vários capítulos de livros e mais de 70 trabalhos publicados em revistas nacionais e internacionais. Se destacou no enfrentamento à Covid-19. É considerada uma das principais especialistas sobre o assunto.
Leia a entrevista sobre o enfrentamento à pandemia
Elizabeth Helen Blackburn
Pesquisadora na área de biologia na University of California, San Francisco, e estudou o telômero, uma estrutura localizada no final dos cromossomos que protege o cromossomo.
Em 1984, Blackburn participou da descoberta da telomerase, a enzima que preenche o telômero, juntamente com Carol W. Greider. Por esse trabalho, aos 68 anos, ela recebeu o Prêmio Nobel em Fisiologia e Medicina de 2009.
Publicou o livro ” O segredo está nos telomeros”, trazendo a proposta de uma longevidade saudável
Elisabeth Kübler-Ross
Elisabeth Kübler-Ross, M. D., foi uma médica psiquiatra suíça, nascida em 8 de julho de 1926, e falecida em 24 de agosto de 2004.
Autora de “Sobre a morte e o morrer”, publicado em 1969, um livro que produziu grande impacto na literatura médica de seu tempo. Elisabeth descreveu nesta obra o seu modelo de estágios do processo do morrer.
No decorrer dos anos, mais de 20 obras, ofereceu milhares de conferências e atividades educacionais ao redor de todo o mundo, recebeu dezenas de títulos honorários, e tornou-se uma das mulheres mais reconhecidas do mundo todo.
Acesse o link para conhecer parte de sua história
Mulheres que motivam lutar e mostrar a força que temos
Nise da Silveira – psiquiatra com luta importante na saúde mental
Nise da Silveira – Uma psiquiatra brasileira que com força e coragem defendeu e lutou por suas ideias que revolucionaram a psiquiatria institucional. Ela foi pioneira na terapia ocupacional, introduzindo este método no Centro Psiquiátrico Pedro II do Rio de Janeiro e, segundo suas próprias palavras, entrara na Psiquiatria “pela via de atalho da ocupação terapêutica, método então considerado pouco importante para os padrões oficiais”.
Conheça sua história acessando o link abaixo
http://www.polbr.med.br/ano02/wal0902.php
Maria da Penha – Inspirou a criação da Lei Maria da Penha
Autora do livro Sobrevivi… posso contar (1994) e fundadora do Instituto Maria da Penha (2009), Maria da Penha fala sobre a sua experiência, dá palestras e luta contra a impunidade dessa violência que é social, cultural, política e ideológica, afetando milhares de mulheres, adolescentes e meninas em todo o mundo.
Conheça um pouco mais sobre sua história de vida e de luta
https://www.institutomariadapenha.org.br/quem-e-maria-da-penha.html
Malala Yousafzai – uma adolescente que lutou pelo direito de estudar
Malala Yousafzai é uma militante dos direitos das crianças, uma jovem paquistanesa que foi vítima de um atentado por defender o direito das meninas de ir à escola. Com 17 anos, foi a mais jovem ganhadora do Prêmio Nobel da Paz.
https://www.ebiografia.com/malala/
Mulheres que motivam a sonhar – porque a vida sem sonhos não vale a pena
Cecília Meireles – “Em que espelho ficou perdida a minha face”
Cecília Meireles – Poetisa, professora, jornalista e pintora brasileira. Foi a primeira voz feminina de grande expressão na literatura brasileira, com mais de 50 obras publicadas. Com 18 anos estreou na literatura com o livro “Espectros”.
Conheça sua história acessando o link abaixo
https://www.ebiografia.com/cecilia_meireles/
Cora Coralina – Saber viver é a grande sabedoria
Cora Coralina – Poetisa e contista brasileira. Publicou seu primeiro livro quando tinha 75 anos e tornou-se uma das vozes femininas mais relevantes da literatura nacional.
Conheça mais sobre sua história acessando o link abaixo
https://www.ebiografia.com/cora_coralina/
Florbela Espanca “Minh’alma, de sonhar-te, anda perdida”
Florbela Espanca – Poetisa portuguesa, autora de sonetos e contos importantes na literatura de Portugal. Foi uma das primeiras feministas de Portugal.
Conheça mais sobre sua hisória