Aproveitando esse dia convidamos todos a uma reflexão sobre o estilo de vida que estamos levando.
A hipertensão arterial, popularmente conhecida como pressão alta, é uma doença silenciosa. Pois na maioria das vezes os sintomas são semelhantes aos de outras doenças.
Estima-se que cerca de 250 milhões de pessoas na Américas, sofrem de hipertensão arterial – uma doença que pode ser prevenida ou adiada por um conjunto de intervenções preventivas A hipertensão arterial é o principal fator de risco para desenvolvimento de doenças cardiovasculares. Anualmente, na região das Américas, mais de um milhão e meio de mortes são ocasionadas em decorrência de doenças cardiovasculares. Os números abaixo nos chamam a atenção para a gravidade de um problema que pode ser evitado e/ou controlado.
Números
- 30% da população adulta brasileira sofre de hipertensão
- 50% da população idosa é acometida pela doença
- 40% dos infartos, 80% dos acidentes vascular cerebral (AVC) e 25% dos casos de insuficiência renal terminal são ocasionados pela hipertensão
A Organização Pan-americana de Saúde (OPAS) é responsável pela promoção de políticas e projetos de impacto sobre a saúde pública na prevenção da hipertensão por meio de políticas públicas, além disso, promove e apoia projetos que facilitam o acesso a medicamentos essenciais para o tratamento d hipertensão. As Nações Unidas concordaram com o objetivo de reduzir a hipertensão em 25% e o sódio na dieta em 30% até 2025 O consumo de sal recomendado pela Organização Mundial de Saúde é abaixo de 5g/dia.
Fatores de risco para a hipertensão arterial
- Tabagismo
- Consumo de bebidas alcoólicas
- Obesidade
- Altos níveis de estresse
- Colesterol com níveis elevados
- Consumo excessivo de sal
- Falta de atividade física
A hipertensão pode ser controlada. O médico irá determinar a melhor forma de tratamento medicamentoso e orientar sobre os novos hábitos de vida a serem adotados para que se tenha uma vida saudável.
Prevenção
A prevenção é fácil e acessível a todos
- Procure adotar hábitos saudáveis
- Adote alimentação menos gordurosas
- Evite alimentos processados e temperos industrializados
- Mantenha-se num peso adequado
- Diminua a ingesta de sal
- Inclua na alimentação ervas que possam ressaltar o sabor para substituir o sal
- Não fume
- Modere o consumo de bebidas alcoólicas
- Pratique atividades físicas regularmente
- Consulte um médico periodicamente