Dia mundial da alimentação: sobre a data
Algumas considerações sobre o dia mundial da alimentação.
A Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura – FAO (sigla do inglês Food and Agriculture Organization) foi criada no dia 16 de outubro de 1945.
Ela é uma das agências das Nações Unidas que envida esforços para combater a pobreza e fomo no mundo, carregando o lema “fiat panis” , que em latim significa “haja pão”. Mas, ainda não alcançou a meta a que se propôs.
No dia 16 de outubro de 1981, foi lançado o dia mundial da alimentação. Esta é uma data comemorada em mais de 150 países atualmente, pois marca a importância da nutrição e alimentação dos povos. Ademais, tem um forte apelo para a erradicação da fome no mundo.
A campanha traz uma temática diferente a cada ano. A maioria dos temas gira em torno da agricultura, uma vez que, está sempre associada à produção e uso adequado dos alimentos. As Nações Unidas partem da premissa que somente investimentos em agricultura, educação e saúde formarão a tríade que será capaz de erradicar a fome e a nutrição de má qualidade no mundo. Por isso, tamanha relevância do tema.
No ano de 2021 a tônica é “Alimentos seguros agora para uma amanhã saudável “. Nunca foi tão importante se discutir sobre a qualidade de alimentação, visto que há uma forte discussão mundial para a melhoria da qualidade da alimentação dos povos. Leia o artigo Insegurança alimentar no Brasil segundo diferentes cenários sociodemográficos.
O triste retrato da insegurança alimentar
Infelizmente, passados tantos anos da chamada à conscientização através do dia mundial da alimentação, a insegurança alimentar ainda é intensa no mundo, uma vez que um triste cenário está instalado.
Dados nas Nações Unidas apontam que a fome, a desnutrição e e a obesidade aumentam aceleradamente. Além disso, os impactos econômicos em decorrência da pandemia da COVID-19 pioraram ainda mais a situação.
A pandemia deixou mais 140 milhões de pessoas sem acesso aos alimentos de que precisam. A Nações Unidas chamam a atenção para a maneira como produzimos, consumimos e desperdiçamos alimentos e o forte impacto que isso gera no planeta.
O tema deste ano deixa claro que o poder de mudar este triste cenário está nas nossas mãos. No dia 14 de outubro de 2021, António Guterres – Secretário-Geral Nações Unidas – apresentou um vídeo chamando a atenção de como nossas ações podem impactar o futuro.
No dia mundial da alimentação: um olhar especial à pessoa idosa
A população envelhecida vivencia uma triste realidade. o consumo alimentar de baixa qualidade é um fator de risco importante para o desenvolvimento da desnutrição. Além disso, outros problemas de saúde podem se associar fortemente com a desnutrição.
Leia mais no artigo “Fatores que afetam o consumo alimentar e a nutrição do idoso”
Não há dúvidas que políticas públicas para este segmento etário são demasiadamente necessárias, o artigo “Reflexões sobre alimentação saudável para idosos na agenda pública brasileira” propõe uma reflexão sobre os sentidos e significados da alimentação saudável para idosos no contexto da agenda pública brasileira.
No dia Mundial da alimentação ainda há muito o que refletir!